Impacto

EIA do Projecto de Gás Natural Liquefeito na Província de Cabo Delgado

Estudo de Impacto Ambiental para o Desenvolvimento e Operação de vários Campos de Gás na Área 1 Offshore do Bloco do Rovuma e Fábrica de Gás Natural Liquefeito (GNL)

Cliente:
Anadarko Moçambique Area 1, Lda.

Províncias abrangidas
Cabo Delgado

Área de Estudo
Concessão da Área 1 em mar e a linha costeira das Penínsulas de Afungi e Cabo Delgado (que são localizações alternativas para a instalação de GNL).

Fases do Projecto
Instrução do processo √
EPDA √
Consulta Pública da fase de EPDA √
Estudo de Impacto Ambiental √
Consulta Pública de Fase do EIA

O presente EIA tem como objectivo principal avaliar os impactos ambientais e sociais do Projecto de Desenvolvimento e Operação de vários Campos de Gás na Área 1 Offshore do Bloco do Rovuma e Fábrica de Gás Natural Liquefeito (GNL), considerando as alternativas de localização, de disposição das infraestruturas e tecnológicas.

O Projecto será concebido para recolher, transportar, processar e exportar gás natural num local remoto na costa. Este processo começará no alto mar onde o gás natural será extraído dos reservatórios de hidrocarbonetos abaixo do leito do mar através de poços submarinos. O gás será recolhido e transportado para a fábrica em terra através de gasodutos especificamente projectados. Uma vez em terra, o gás será processado, convertido em líquido e armazenado em depósitos de grandes dimensões especificamente projectados. O gás líquido será, então, transportado através de gasodutos refrigerados para um cais de exportação nas proximidades, onde será carregado nas embarcações de GNL construídas para o efeito.

O EIA está a ser elaborado de acordo com a legislação ambiental nacional e com os princípios do International Finance Corporation Decorreu já a fase do Estudo de Pré-viabilidade Ambiental e Definição de Âmbito (EPDA) cujo relatório foi apresentado ás Autoridades Ambientais nacionais e foi aprovado.

O Estudo de Impacto Ambiental está em fase de conclusão. O Relatório que resultará do EIA será sujeito a consultas públicas que decorrerão nos locais afectados pelo projecto.